Também conhecido como “marketing de atração”, o Inbound Marketing é uma estratégia on-line usada por empresas com grandes resultados com o objetivo de se promover através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, SEO e demais formas de marketing de conteúdo.
E porque essa estratégia é tão usada pelos negócios de sucesso?
Para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes, o Inbound Marketing se difere dos métodos tradicionais, isso porque não é feito nenhum tipo de compra em espaços publicitários como rádio, televisão e telemarketing.
Toda a estratégia é feita através de conteúdo de valor para que a empresa se torne autoridade no meio digital.
E como isso é feito?
A captação dos clientes é feita através dos assuntos que eles mesmos pesquisam nos buscadores, assuntos esses que são encontrados no blog das empresas.
O Inbound é um estilo de marketing que foca na otimização do negócio a fim do potencial cliente ir de encontro à empresa e não a empresa ir em busca dele.
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, saiba 4 formas de você usar essa estratégia a favor da sua empresa. Confira:
1 – Blog
O blog é a principal ferramenta para aplicar o Marketing de Conteúdo na estratégia de Inbound Marketing.
Muito mais que apenas publicar textos aleatórios, como citado anteriormente, eles devem trazer conteúdo de qualidade, que gerem valor aos usuários, de modo que atenda suas necessidades, independente da etapa de jornada de compra em que se encontram.
O blog também é uma excelente forma de criar relacionamento com os usuários – ação fundamental na estratégia de Inbound Marketing – abordando assuntos relevantes de uma forma mais dinâmica, com uma comunicação mais aberta, o que geralmente não se vê em um site institucional.
Entretanto, ter um blog com excelentes conteúdos e não estar bem posicionado nos mecanismos de busca é o mesmo que ter uma ótima loja em um bairro de pouquíssimo movimento. Por isso, se você ainda não dá a devida atenção para o SEO, está na hora de rever suas estratégias!
2 – SEO/Palavras-chave
Aplicar estratégias de Search Engine Optimization – SEO é outra forma de Inbound Marketing indispensável para atrair público.
O tráfego do seu site irá aumentar mais facilmente quando ele estiver bem posicionado nos resultados do Google (de preferência na primeira página) e para isso acontecer, você deve usar o SEO a seu favor.
Para tal, você precisa ter um bom planejamento de palavras-chave para criar conteúdos de acordo com os termos mais buscados pelo seu público.
Os motores de busca prezam em exibir o melhor para o usuário e esse melhor é baseado em técnicas de SEO.
O Google é criterioso na hora de determinar se uma URL é ou não uma boa opção de estar na primeira página de resultados, por isso um bom trabalho de SEO deve levar em consideração esses critérios.
Um dos principais critérios é oferecer a melhor solução possível para a questão que motivou a pesquisa.
3 – Redes Sociais
As redes sociais também são uma ferramenta de Inbound Marketing. Elas podem ser usadas para intermediar suas postagens do blog. Você pode criar pequenas chamadas, por exemplo, direcionando as pessoas a verem o assunto completo no blog.
A facilidade de compartilhamento das redes sociais também contribui (e muito) para disseminar seu conteúdo.
Além disso, outros materiais também podem ser publicados por lá, já que as redes sociais são fonte de relacionamento.
Você pode se aproximar ainda mais do seu público através de enquetes, caixas de perguntas e outros itens que os stories possibilitam a aproximação da marca com o potencial cliente.
Participar de grupos do seu nicho dentro das redes sociais também é uma boa oportunidade de mostrar sua expertise.
Gerar e manter essa aproximação com os usuários é importantíssimo, já que é um canal direto de interação entre as pessoas e as empresas.
Use as redes sociais a seu favor e estreite os laços com o seu público.
Aproveite esse meio de comunicação para extrair o máximo de informações, observe o comportamento de sua audiência e facilite o processo de construção da sua persona.
Com esse monitoramento nas redes sociais é possível observar que tipo de conteúdo mais agrada os usuários, em quais horários eles estão mais online e, a partir daí, criar estratégias certeiras para esse público.
4 – Email/Newsletters
O email marketing é um dos canais mais antigos e, ao mesmo tempo, muito eficaz do Marketing Digital.
Diversas empresas fazem o uso dessa ferramenta através das Newsletters, que são informações enviadas por email para uma lista de contatos. Você pode criar conteúdos e disparar para um número ilimitado de pessoas para divulgar dicas e novidades sobre os serviços da sua empresa.
Com uma boa segmentação da sua base de clientes, você pode direcionar além de Newsletters (assuntos mais informativos), também ofertas.
Se você tem um vídeo de tutorial de maquiagem, você sabe qual o interesse do público que o assistiu. Portanto, você pode enviar emails com ofertas de seus cursos com as dicas e técnicas que você utiliza para maquiar.
Essa é uma boa estratégia de venda de maneira sutil, agregando valor ao seu público.
Comparado às outras mídias, o email marketing é um canal com um excelente ROI, isso porque seu custo é muito baixo e a metodologia é simples.
Você só precisa de um bom sistema de segmentação, uma plataforma de envio de emails e, claro, títulos chamativos e textos estrategicamente atraentes.
Como você viu, existem dois tipos de emails: o promocional e a newsletter, nossa dica é que você trabalhe com ambos em sua estratégia.
Esperamos que você tenha todas essas formas de Inbound Marketing para promover sua empresa, mas se ainda não utiliza nenhuma delas, conte com a Sapiens Creative para te ajudar a crescer e tornar-se autoridade em seu segmento! Solicite um orçamento sem compromisso, clicando aqui.
Related Posts
Afinal, o que é marketing digital?
É praticamente impossível você não ter ouvido nada sobre o termo marketing digital nos últimos anos. A “nem tão nova assim” maneira de divulgar produtos e serviços transformou a relação entre marcas e...
O que é SEO e como isso pode ajudar minha empresa?
Em tempos totalmente digitais, com certeza você já deve ter ouvido falar em uma palavrinha pequena e complexa: SEO. Se até hoje você não sabe o que é, fique tranquilo que iremos desmistificar tudo no post...